associadas_empresa

Site: www.velonorte.com.br
Contact: tel: +55 31 3716-2000
fax: +55 31 3716-1100

1886: Inauguração da Cia. Têxtil Cachoeira de Macacos com 80 teares importados da Inglaterra. O cel. Américo Teixeira Guimarães tinha apenas 25 anos quando fundou, a partir de uma queda d´água do Ribeirão de Macacos, a fábrica-cidade na região de Sete Lagoas, município de Minas Gerais. Filho de fazendeiros, o cel. Américo juntou suas economias às de outros donos de terras para realizar o empreendimento. Com um inglês peculiar que aprendeu sozinho estudando numa gramática e num dicionário, o cel. Américo importou as máquinas de que precisava da Inglaterra. Depois de aportar no Brasil, o equipamento segue um trecho por ferrovia e outro em lombo de burro até Cachoeira de Macacos.

1905: A Cia. Têxtil Cachoeira de Macacos modifica a pacata vida do lugar: ali foi construída a primeira usina hidrelétrica da região e uma das primeiras estradas de rodagem de Minas Gerais, ligando Sete Lagoas à Cachoeira de Macacos (nome da cidade fundada a partir da fábrica). A dificuldade de transporte fez com que o cel. Américo comprasse também da Inglaterra um veículo incomum para o Brasil, que ele apelidou de locomóvel. Era uma enorme geringonça de rodas largas, movida a vapor, que soltava fagulhas por onde passava. O locomóvel transportava para Sete Lagoas, o mercado mais próximo, em apenas um dia o que os carroções puxados por bois levavam em três.

1947: Morre, aos 86 anos, o cel. Américo Teixeira Guimarães na cidade que nasceu e cresceu sob a égide de sua fábrica, a Cia. Têxtil Cachoeira de Macacos. Foi substituído por Cristiano Teixeira Guimarães, seu filho, que assumiu a direção da fábrica. Ao longo de sua vida, o cel. Américo, figura humana empreendedora, fundou outras empresas de porte, junto a seu filho Cristiano e outros empresários: as companhias têxteis Industrial Belo Horizonte e Renascença Industrial, o Banco de Comércio e Indústria de Minas Gerais e o Banco Agrícola de Minas Gerais, tendo tomado parte, ainda, na fundação da Cia. Siderúrgica Mineira, que posteriormente se tornaria a Belgo-Mineira.

1986: Centenário. A Velonorte S/A de Pirapora, norte de Minas, passa a ser controlada pela Cia. Têxtil Cachoeira de Macacos. A capacidade instalada salta de 14 mil para 30 mil fusos. Nesse ano, a fábrica ingressa no ramo de malharia

1994: Cachoeira Velonorte S/A: um novo nome . A empresa reestrutura sua forma de gestão e passa por transferência de controle. O negócio é redefinido com foco no vestuário básico. As unidades fabris passam a ser especializadas em fiação, tecelagem ou acabamento. Descendentes de uma das famílias fundadoras da Velonorte passam a dirigir a empresa, dando continuidade à obra de seus idealizadores.

1996: Criação do Veloflex. O tecido foi resultado da redefinição de negócio que marcou esta década na empresa. Flexível e versátil, Veloflex é um produto para vestuário básico, que atende às necessidades cotidianas de lazer e conforto.

2001: Com duas unidades em Minas Gerais – Cachoeira da Prata e Pirapora – e uma aliança estratégica em Inimutaba (MG), a Velonorte ingressa no novo milênio modernizada, apresentando controle total do processo de fabricação de tecidos. Sua logística de distribuição oferece atendimento rápido e descomplicado, pronto a suprir quaisquer necessidades dos clientes.

A Velonorte produz soluções para quem pensa o vestuário básico. São tecidos desenvolvidos a partir do algodão e de suas misturas com outras fibras feitos sob medida para o segmento jeanswear. Acreditamos num estilo descomplicado de vestir, por isso apostamos em tecidos versáteis que atendem as necessidades de beleza e conforto do dia-a-dia.

Todos os processos empresariais da Velonorte atuam de forma integrada para alcançar e manter resultados e metas estabelecidos. No horizonte, o cliente. Mais do que construir boas relações com ele, buscamos ver com seus olhos. O foco no cliente é o nosso ponto de partida para a busca de soluções.

Cachoeira Velonorte S/A
Praça Cirino Pereira, 435