estudos_conteudo
Estudos >>

02/03/2004 - Cordenadoria de Meio Ambiente

Instituída em 8 de julho de 2000 tem como principais atividades:

- Representar o setor junto a organismos na busca de soluções para problemas ambientais;

- Elaboração do questionário detalhado para o Inventário Ambiental do Setor Têxtil;

- Organizar reuniões técnicas com os responsáveis pelas áreas de meio ambiente das indústrias onde são abordados aspectos relacionados à legislação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes líquidos, prevenção à poluição, produção mais limpa e gerenciamento de lodos;

- Participar nas reuniões do Conselho de Meio Ambiente da CNI e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos;

- Firme intervenção na tramitação de projetos de lei que objetivam introduzir a cobrança pelo uso da água, defendendo emendas que objetivam impedir punição às empresas que já cumprem a legislação ambiental;

- Participação ativa junto à Câmara Ambiental da Indústria Têxtil (da CETESB) resultando na elaboração do guia de utilização de gás combustível, no manual de licenciamento ambiental e na proposta de norma técnica para controle de ruído e vibração;

- Início das discussões junto a órgãos ambientais sobre controle da toxicidade e mutagenicidade em efluentes líquidos e nos lodos de sistemas de tratamento;

- Conclusão do programa piloto de Produção + Limpa e início das tratativas para a implantação da etapa nacional;

- Coordenação do prêmio ABIT de Meio Ambiente;

- Estimular programas de reciclagem de resíduos e de reutilização de águas - Subsidiar a Confederação Nacional da Indústria com propostas para aperfeiçoamento dos procedimentos ambientais, contemplando a realidade econômica, a defasagem tecnológica e as condições conjunturais dentro da Política Nacional do Meio Ambiente.

Coordenador: Eng. Eduardo San Martin
ABIT