TBM
!!!

estudos_conteudo
Estudos >>
 
14/02/2008 - Exportações mineiras crescem acima da média nacional em 2007

A presidente do Conselho de Relações Econômicas Internacionais da Fiemg, Martha Lassance, disse hoje (14) que não espera crescimento significativo das exportações mineiras em 2008. A expectativa, ao contrário, é de que as importações subam ainda mais, suprindo parte da demanda do mercado interno e aumentando a concorrência para toda a indústria nacional.

Um dos fatores para a previsão pouco otimista é a já conhecida crise nos Estados Unidos, que segundo Lassance, deverá afetar não só o volume como os preços dos produtos comercializados com o país. Outro problema é a incerteza em relação ao Sistema Geral de Preferências (SGP), que isenta de tarifa cerca de 80% dos artigos que o estado exporta para os EUA, e cujo prazo de validade expira agora em 2008. “Não se sabe como será a renovação, e há o temor de maior protecionismo”, explicou ela.

Lassance divulgou os indicadores de comércio internacional de 2007, período em que as exportações de Minas cresceram 17,3% e as importações, 33,7%. O desempenho das vendas foi superior à média nacional, de 16,6%, graças ao incremento nos preços de produtos básicos como café e minério-de-ferro. Destacaram-se ainda, segundo o levantamento da Fiemg, os setores de borracha, couro, celulose, pedras preciosas e material de transporte.

Entre os principais destinos, cresceram as vendas para os mercados da União Européia (31,7%), Ásia (25,2%), Mercosul (24,6%) e Comunidade Andina (40,4%).

Fonte: Assessoria de Imprensa FIEMG

 
Print this document | Send this document for email
 
 

©2017 SINDIMALHAS - DISCLAIMER - i-soft2ware